Festa voltou a acontecer de forma presencial depois de dois anos e aumento nas vendas já foi registrado por quem vende no Parque do Povo.

Os comerciantes de Campina Grande tiveram crescimento no faturamento, entre 40% e 80%, durante os trinta dias do São João da cidade deste ano, em relação ao mesmo período de 2019, conforme a Associação dos Barraqueiros do Parque do Povo. A informação foi divulgada com exclusividade para o ClickPB, nesta segunda-feira (11).

Segundo o coordenador da associação, Lucinei Cavalcante, os números foram levantados em uma pesquisa feita em cada barraca que esteve presente no Parque do Povo.

Apesar das porcentagens divulgadas terem sido inferiores a 100%, ele relata que alguns comerciantes afirmaram dobrar as vendas e outros disseram que o faturamento de 2022 superou os dois últimos anos juntos.

O São João de Campina Grande 2022 foi aberto no dia 10 de junho com shows de Flávio José e outros artistas. A festa foi retomada no modo presencial neste ano, após ser suspensa em 2020 e ser realizada em 2021 em forma de lives, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Os números divulgados foram comparados com os valores alcançados em 2019, último ano do evento de forma presencial.

Por conta da suspensão do São João de Campina durante esse período, muitos comerciantes estavam com o faturamento baixo, já que existe um grande número de lojistas que vendem exclusivamente na festa ou que se preparam todo o ano justamente para abastecer o evento, na esperança de turbinar as vendas.

Lucinei considera o balanço muito positivo e afirma que os números apenas consolidaram ainda mais a retomada do evento como um grande sucesso.

Este crescimento já vem trazendo outros frutos para a cidade, ainda de acordo com o coordenador. Um exemplo disso é o Troféu João Dantas, que será entregue nesta sexta-feira (15) na Vila Sítio São João.

Esta é a primeira edição do evento que vai entregar a profissionais de diversos segmentos que contribuem para a consolidação da Identidade Cultural Nordestina um troféu de honra. A cada ano, novos representantes da Cultura Nordestina receberão o Troféu João Dantas de Reconhecimento Cultural.