UFPB vai inaugurar o primeiro Museu de Ciências Morfológicas na Paraíba

 Um dos grandes destaques do museu é uma múmia cuja preparação data de meados de 1960.



O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) será inaugurado no dia 24 de maio, às 9h. O espaço será aberto para visitação da comunidade acadêmica e do público em geral, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus I, em João Pessoa.

A iniciativa é um projeto pioneiro na Paraíba, pois não existe nenhum outro museu de Ciências Morfológicas no Estado. Para o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. João Euclides, o espaço, que vai apresentar aos visitantes a história da vida, por meio de estruturas do corpo humano, é a concretização de um sonho antigo da comunidade acadêmica do Departamento de Morfologia. A obra foi concluída em novembro de 2020.

“Ele representa não somente um atrativo dentro da própria Universidade, como uma inovação, pois vai fomentar o turismo científico e divulgar o conhecimento para os estudantes e o público como um todo”, destacou.

O museu será voltado para disseminação do conhecimento nas áreas de Histologia, Embriologia e Anatomia Humana. Ele será composto por uma coleção científica que inclui, entre outros itens, peças formolizadas de embriões e fetos humanos em diferentes fases do desenvolvimento.
Por meio da coleção, serão expostos os sistemas que formam o corpo humano, a exemplo dos sistemas Circulatório, Nervoso, Respiratório e Reprodutor. Os visitantes poderão visualizar células, tecidos e órgãos por meio de microscópios ópticos, além de assistir a conteúdos apresentados por meio de vídeos e painéis.

ASCOM UFPB

Nenhum comentário

Faça seu comentário

Tecnologia do Blogger.