Emlur orienta sobre cuidados no descarte de lixo de pessoas com covid-19

Se alguma pessoa no imóvel for diagnosticada com a doença, é fundamental reservar lixeiras exclusivas, de preferência com tampa e pedal. É importante separar, em sacos lacrados, lenços, máscaras e luvas.



Mesmo com as medidas de flexibilização, é importante as pessoas não descuidarem do combate ao coronavírus. Um desses cuidados é em relação ao acondicionamento e descarte dos resíduos domiciliares. Por isso, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur) reforça as orientações à população com dicas de como cada um pode colaborar e reduzir os riscos de contágio, preservando também a saúde dos agentes de limpeza urbana e dos catadores de material recicláveis.
Se alguma pessoa no imóvel for diagnosticada com a doença, é fundamental reservar lixeiras exclusivas, de preferência com tampa e pedal, para reduzir o risco de contaminação. Outra dica importante é separar, em sacos lacrados, lenços, máscaras e luvas.
“É importante que a população mantenha e reforce os cuidados básicos no manuseio diário do lixo doméstico, principalmente levando em conta que nem todas as pessoas têm conhecimento sobre o contágio da doença”, reforça Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.
Desde o início da pandemia, o governo municipal adotou medidas preventivas conjuntas pelo bem-estar da população em geral e dos profissionais que trabalham em serviços essenciais, a exemplo da limpeza urbana. “Além da população, também reforçamos as orientações junto às novas empresas prestadoras de serviço sobre o distanciamento no ambiente de trabalho e o uso dos equipamentos de proteção individual”, explica Lucius.
Cuidados básicos que a população deve ter:
  •    Lenços, máscaras e luvas devem ser acondicionados separadamente em saco lacrados;
  •     Redobre os cuidados se houver suspeita ou confirmação de casos de Covid-19;
  •     Em caso de positivo, o ideal é reservar lixeiras exclusivas, de preferência com tampa e pedal, para reduzir o risco de contaminação;
  •     Revista os resíduos com dois sacos plásticos para melhor vedação;
  •     Esses resíduos devem ser dispostos à coleta por pessoa não infectada;
  •     Agulhas e seringas devem ser entregues em Unidades de Saúde da Família (USF); Homecare ou ns Serviços de Atenção Domiciliar-SAD. (Esse material deve ser desinfectado com álcool 70%);
  •     Atenção ao calendário da coleta domiciliar da Emlur. O dia e horário da coleta devem ser respeitados.
Teleatendimento – A Emlur mantém um serviço de teleatendimento e as solicitações de serviços de limpeza urbana podem ser feitas por meio do telefone do ‘Alô Limpeza’ - 0800 083 24 25, 3214-7628 ou 3214- 7660. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.
Click Pb

Nenhum comentário

Faça seu comentário

Tecnologia do Blogger.