A Central de Transplantes da Paraíba retomou as atividades no último dia 8 de junho após pouco mais de dois meses de paralisação, desde março, devido à pandemia de covid-19.




A Paraíba deve realizar nesta sexta-feira (3) mais um transplante de órgãos. Na  madrugada  desta sexta ocorreu  a captação de dois rins e um fígado, doados em Campina Grande, cujos transplantes estão previstos para ocorrerem no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa. 
O fígado será destinado a um paciente de 62 anos, morador do município de Guarabira. O rim esquerdo vai para uma paciente de 59 anos, de Mataraca, enquanto o rim direto será para um paciente de 27 anos, de Campina Grande.
A Central de Transplantes da Paraíba retomou as atividades no último dia 8 de junho após pouco mais de dois meses de paralisação, desde março, devido à pandemia de covid-19. Desde então, já foram realizadas duas captações de órgãos, ambas no Hospital Regional  de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande. 
Em 11 de junho foram captados dois rins e um fígado, em Campina Grande, e transplantados na unidade de transplante do Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa.
A Central de Transplantes ressaltou que os profissionais colaboradores executam as atividades com os devidos cuidados, conforme o Protocolo Estadual contra a Covid-19, instituído pelo Centro Estadual de Disseminação em Saúde do Covid-19 – Cedes/SESPB. 
Ainda de acordo com as informações da Central, atualmente a lista de espera encontra-se com 418 pacientes aguardando por doações de córnea, 200 aguardando rins, três esperando por fígados e um esperando por um transplante de coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *