FPF e clubes se reúnem nesta quinta-feira para debater a retomada do Campeonato Paraibano

A reunião presencial acontece às 15h desta quinta-feira (18), na sede da FPF, onde será apresentado o plano de ação para a retomada do futebol no estado.





A Federação Paraibana de Futebol (FPF) convocou os 10 clubes da elite estadual para
uma reunião onde será debatido o retorno dos jogos do Campeonato Paraibano.

 A reunião presencial acontece às 15h desta quinta-feira (18), na sede da FPF. 
Em pauta estão a apresentação do Plano de Ação para a retomada do futebol no estado, já com o provável agendamento de datas para as partidas, e também da estratégia para que todos os clubes façam os testes da Covid-19.
A reunião acontece depois de o Governo do Estado liberar a retomada dos treinos dos clubes profissionais, com as prefeituras definindo os cronogramas em cada município. Será debatido sobre as datas para as rodadas finais do Campeonato Paraibano. A competição estadual foi paralisada há quase três meses e precisa ainda de pelo menos sete datas para ser encerrada.
O diretor executivo da FPF, Otamar Almeida, explicou que todos os clubes já foram convocados para a reunião da quinta-feira, e a tendência é que algumas deliberações sobre o retorno do Paraibano já sejam feitas nesse encontro. Principal questionamento dos clubes até o momento, a estratégia para que todos os envolvidos nesse retorno façam os exames da Covid-19 vai ser abordada na reunião.
"Vamos dar todas as condições para os clubes retornarem ao campeonato", garantiu Otamar Almeida.


De acordo com o dirigente, as ideias da FPF para essa reunião são principalmente duas:

 apresentar o Plano de Ação para a retomada, que inclui a estratégia sobre o exames; 
já tentar elaborar um cronograma de jogos para a sequência do Campeonato Paraibano.
Sobre os testes da Covid-19, a FPF já vem trabalhando numa solução que, por ora, ainda é sigilosa, mas que vai ser apresentada aos clubes nesse encontro. O Protocolo Médico e o Plano de Ação para a retomada do futebol - documentos que já foram enviados ao Governo do Estado e às secretarias estaduais de Saúde e Esportes - vão ser também apresentados aos clubes nessa reunião. 
"Vamos apresentar nessa reunião. Tudo isso está dentro do plano de ação de retomada do campeonato", explicou Otamar.
Já com relação ao cronograma, a FPF pretende elaborar junto com os clubes, dialogando sobre datas e condições de cada agremiação. Apesar de alguns municípios já terem definido seus cronogramas de retomada, nenhum time voltou aos treinos.
O Campeonato Paraibano foi paralisado no dia 19 de março, quando ainda restavam duas rodadas completas da primeira fase - além de um jogo isolado da rodada #8 -, as duas semifinais e as partidas da decisão.


Sobre a volta aos treinos

Depois de o Governo do Estado liberar que os clubes profissionais voltassem aos treinos já a partir dessa segunda-feira (15), mas deixar a cargo das prefeituras que cada uma decidisse sobre seus respectivos municípios, alguns cronogramas já foram traçados. Em João Pessoa, por exemplo, os treinos estão autorizados a partir do dia 29 de junho - é quando o Botafogo-PB pretende voltar à ativa.
Em Campina Grande, a Prefeitura Municipal decidiu preferiu dialogar com os clubes da cidade antes de definir uma data para o retorno das atividades. O prefeito Romero Rodrigues, inclusive, já se reuniu nesse segunda-feira com os presidente de Campinense e Treze (a Perilima não participou e alegou que não foi convidada) e iniciaram os debates. Um novo encontro está marcado para a próxima sexta-feira.
Em Cajazeiras, os treinos também já estão liberados, e o Atlético-PB trabalha para reunir todo o seu elenco até o fim desta semana e retomar as atividades o quanto antes. Em Patos, a Secretaria de Esportes informou que o Estádio José Cavalcanti segue fechado, e o Nacional de Patos ainda não se posicionou sobre a retomada.
Os demais clubes ainda não informaram a data de retorno.

Click PB

Nenhum comentário

Faça seu comentário

Tecnologia do Blogger.