Coronavírus: cidades da PB fecham cemitérios para o público no Dia das Mães

Pelo menos três cidades da Paraíba estarão com seus cemitérios fechados para o público neste domingo (10), Dia das Mães. É o caso de João Pessoa, Campina Grande e Conde. A decisão foi tomada para conter aglomerações nos espaços, que já tiveram os velórios suspensos por causa da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo cororonavírus.
A pasta justificou a medida com a informação que a data junto com o Dia de Finados, é a que concentra maior quantidade de pessoas que vão homenagear entes queridos.

As celebrações religiosas também ficam proibidas de acontecer. A orientação é de que as famílias evitem se dirigir ao local e que façam as suas homenagens em casa, evitando aglomerações.

Em João Pessoa, os cemitérios públicos recebem serviços de higienização e de zeladoria permanentes. Os profissionais atuam com equipamentos de proteção individual (EPIs) e foram capacitados para lidar com sepultamentos da doença.

Campina Grande

Romero Rodrigues, prefeito da cidade, lamentou tomar uma decisão como esta, em data que as pessoas vão prestar homenagens aos seus entes queridos, mas destacou ser necessária, visando a proteger cada vez mais a saúde da população, tendo em vista a pandemia do coronavírus. Ele destacou que se tratam de locais insalubres para se frequentar, além de, pelo dia, haver o risco de aglomerações.

Romero sugeriu que os campinenses, sem sair de casa, podem fazer as suas homenagens às mães falecidas com orações, recurso espiritual importante para a superação dos 4 dias pelos quais passa a coletividade. Em sua visão, com fé e a colaboração de todos, a atual crise haverá de ser brevemente superada.

Conde

Os cinco cemitérios públicos do município de Conde (Centro, Utinga, Mituaçu, Gurugi e Jacumã), estarão fechados para a visitação neste domingo. A medida é necessária para evitar a aglomeração de pessoas nos espaços. A Seinfra, responsável pela administração dos cemitérios municipais, fixou cartazes nas entradas dos cemitérios, reforçando a suspensão da visitação.

O Secretário de Infraestrutura, Fabiano Medeiros reforça a importância de a população ficar em casa neste período. “Depois do dia de finados, o dia das mães é a data onde a movimentação nos cemitérios municipais de Conde tem o maior fluxo de pessoas e pensando nisso e neste momento em que estamos passando por esta pandemia, não é viável deixar os cemitérios abertos para a visitação.

 Recomendamos que todos fiquem em casa, onde também podem fazer suas orações e homenagens”, disse.

G1PB

Nenhum comentário

Faça seu comentário

Tecnologia do Blogger.