Você já parou para pensar que o período do isolamento social pode ser também um momento usado para pensar em novos projetos de vida? Isto não quer dizer que você vai começar algo do zero, muito pelo contrário, você avaliará como está a viver e o que fazer para modificar a sua vida anterior ao COVID-19.

Como assim? Primeiro, você pode repensar a sua forma de consumo, até quando o planeta suportará todo o consumo mundial exacerbado?

O processo do consumismo se inicia pela extração dos recursos naturais e não encerra com o ato de “jogar no lixo”, pois “o jogar” não existe haja vista que tudo permanece aqui no planeta Terra. Segundo, as crianças estão passando mais tempo com os pais. Há quanto tempo você não tinha a satisfação em programar várias atividades com o seu filho? Pode ser cansativo e estressante, mas já parou para pensar na felicidade do seu filho?

Certamente, as famílias estão se reencontrando dentro de casa, conversas sendo estabelecidas, o contato social familiar foi retomado. E até mesmo para quem está distante conseguiu valorizar o elo familiar. Terceiro, há quanto tempo você não pensava em si? Fazer uma máscara fácil ou capilar caseira, limpar o armário, cuidar das plantas, escutar uma música, assistir um filme, ler um livro.

Quarto, marca um encontro on-line com os amigos e coloca a conversa em dia. Quinto, repensa sobre o seu papel no mundo, na sua família e no seu trabalho. Após a COVID19, o mundo não será mais o mesmo, e você? Sexto, inicie uma atividade física, não precisa ser uma corrida, pode simplesmente ser uma dança aleatória ou alongamento com a sua música favorita, mas faça tudo com parcimônia.

Sétimo, alimente-se bem, comer é um verdadeiro ato político. Não quero dizer que você precisa abdicar das massas, tortas ou carnes, mas, repense, você se alimenta para viver ou morrer? Oitavo, sabe aquele curso que você sempre adiou? Já pensou em colocar em prática? Tem vários cursos gratuitos lançados, quer saber de alguns? Então acompanha as dicas:

Instagram: Fundação estudar – diversos cursos on-line Boa escrita – assessoria on-line gratuita para ingresso na pós-graduação Murilo Gun – curso sobre criatividade (lista de espera) IFPB – diversos cursos na modalidade EAD – Formação continuada

Site: avaacademico.ufrb.edu.br – cursos para ensino EAD avamec.mec.gov.be – cursos para ensino EAD moodle.ifrs.edu.br – curso para ensino EAD educacao-executiva.fgv.br – diversos cursos m.sebrae.com.br – diversos cursos www.ev.org.br – Fundação Bradesco oferta vários cursos
Viu como tem bastante coisa boa acontecendo e você nem se deu conta?!

Aproveita o tempo de forma útil, lembrando que o nono ponto é o ócio que também deve fazer parte, pois todos merecem o descanso mental. Décimo, aproveita aquele tempo que você passaria no trânsito e pense em um projeto novo para fazer, do artesanato à meditação, tudo é válido.

Ana Luiza Felix Severo
Mestra em Direito e docente substituta do IFPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *