Home office? E agora? por Ana Luiza Felix Severo

Em tempos de quarentena, todos precisam se adaptar ao trabalho realizado de casa. Por causa disso, resolveu-se escrever um pouco sobre o tão comentado home office. Este, por sua vez, abrange o significado até mesmo para quem precisou se adaptar a uma rotina di ária de estudos longe da sociabilidade. Entende-se que o home office não é fácil porque as distrações estão iminentes pelo fato de estarse sempre em casa.

Por causa disso, é importante fazer um planejamento de tudo o que é preciso fazer durante mês (objetivos), semana (metas) e dia (ações). Então, é necessário elaborar planilhas de organização das atividades. As distrações sempre surgirão e isso é fato! E se pode vencê-las com disciplina, organização, controle da ansiedade, técnicas e paradas programadas para descanso do corpo e mente.

Durante a escrita da dissertação, tinha vontade de fazer faxina e sabia que tudo isso era gerado pelo meu cérebro porque eu não conseguia escrever. Então, dei um tempo para oxigenar a mente, dediquei mais tempo para a atividade física e 20 dias depois eu estava de volta.

No home office, talvez não se tenha essa liberdade. Por isso, é essencial ter tudo anotado, inclusive o tempo para lazer, atividade física, TV e descanso (aquele momento de fazer nada). Outro ponto, é manter o padrão da sua atividade antes do home office. Trabalhava em horário comercial e os clientes o procuravam nesse intervalo? Continue! Deve-se manter horários e rotina de antes, só que em ambiente doméstico, tanto para não perder clientes como também não ter problema orgânico quando retornar ao local de trabalho.

Lembre-se de separar um local específico para o trabalho, mantenha a rotina indumentária (evitar pijama, por exemplo), tenha o cantinho do café preparado na cozinha de casa para pausas breves, pois é importante levantar um pouco para estimular a circulação sanguínea, além de se esforçar para permanecer no home office todo o tempo destinado ao trabalho. Sobre o ambiente do home office, não precisa ser um escritório em casa, claro que isso é o ideal, pois seria o ambiente com a finalidade para trabalho e estudo como o quarto deve ser para descanso. Mas para quem não possui esse espaço em casa, acompanha as dicas a seguir: escolha o local arejado, com iluminação natural e tranquilo.

Em seguida, prepare o ambiente com mesa, cadeira, computador e tudo o que for usar deixe próximo, principalmente, se for ter reunião. Se você reside com a família, converse sobre o seu horário de trabalho, peça a colaboração de todos para que aquele momento seja o mais tranquilo possível.

Caso não possui uma mesa para trabalho e estudo, só precisará organizar tudo antes e depois, mas não há nenhum problema nisso. Lembre-se de manter o corpo e a mente saudáveis durante esse período, pois tudo passará e logo estaremos de volta com as atividades habituais.

Ana Luiza Felix Severo @Boaescrita
Mestrado em Direito Docente substituta IFPB

Nenhum comentário

Faça seu comentário

Tecnologia do Blogger.