Escola municipal de JP é única cívico-militar na Paraíba

A Escola Municipal Chico Xavier, localizada no bairro Jardim Oceania, em João Pessoa, é a única da Paraíba a integrar o programa de escolas cívico-militares. A relação das instituições contempladas para receber o modelo de gestão educacional cívico-militar foi divulgada nessa quarta-feira (26) pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

A implementação do modelo ocorrerá ao longo do ano, em edição piloto. Policiais e bombeiros militares foram capacitados para trabalhar nas escolas. Na primeira rodada de capacitação, realizada em dezembro, em Brasília, o trabalho envolveu diretores e coordenadores de escolas, além de representantes de secretarias estaduais e municipais de Educação que vão atuar como multiplicadores.

A segunda rodada ocorreu neste mês, em Porto Alegre (RS). Foram capacitados 54 oficiais da reserva e da ativa das polícias e bombeiros militares e 17 profissionais das secretarias de Educação.

Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma parceria do MEC com o Ministério da Defesa. Cerca de mil militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares vão participar da gestão educacional das instituições. O MEC destinará R$ 54 milhões para levar a gestão de excelência cívico-militar para 54 escolas, sendo R$ 1 milhão por instituição de ensino.

Pesquisa realizada pelo Instituto Checon em todos os estados e no Distrito Federal revelou que 85% dos entrevistados gostariam de matricular seus filhos em escolas cívico-militares. O levantamento aponta ainda que a média da avaliação geral das escolas cívico-militares é de 8,3, numa escala de zero a 10.

O governador João Azevêdo (Cidadania) havia recusado aderir à iniciativa, mas o deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) pediu que a Prefeitura de João Pessoa manifestasse interesse em participar do programa do Governo Federal. No total, 54 escolas de 22 estados e do Distrito Federal foram contemplados pelo Ministério da Educação. Os estados que mais terão escolas cívico-militares são Rio Grande do Sul e Pará, ambos com cinco unidades.

Portal Correio

Nenhum comentário

Faça seu comentário

Tecnologia do Blogger.